Várias plaquinhas do Instagram cobrindo toda a imagem

Biblioteconomia e Ciência da Informação no Instagram

Perfis mais recomendados em enquetes da FEBAB

Em 19 de abril de 2021, iniciou-se nos stories do Instagram e Twitter da FEBAB uma série de enquetes para a recomendação de pessoas, instituições e iniciativas da Biblioteconomia e Ciência da Informação nas mídias sociais, com compartilhamentos de conteúdos relevantes para as áreas e sociedade em geral.

O objetivo com as enquetes consiste em divulgar o trabalho valoroso que a comunidade da Biblioteconomia e Ciência da Informação vem realizando nas mídias sociais. Uma vez que, como FEBAB entendemos que este trabalho de divulgação do fazer teórico e prático fortalece a formação continuada e inovação nas áreas. Dessa forma, corresponde a missão da Federação, de defender e incentivar o desenvolvimento profissional, por meio da Escola FEBAB.

A primeira mídia social investigada foi o Instagram, que só no stories (ficam visíveis somente por 24 horas) recebeu 99 indicações em dois dias, e no Twitter 25 indicações. Destes, somente um perfil não pertencia a nenhuma das áreas diretamente. Ou seja, obteve-se 123 de recomendações, das quais verificaram-se 59 perfis (alguns com mais de uma recomendação recebida). Agradecemos a todas as pessoas que participaram. Vocês são demais!

Importante mencionar que, os perfis que constam na sequência são somente os que apareceram como respostas às enquetes. No entanto, para quem não encontrou algum perfil muito legal que deveria estar aqui, fique tranquila/o/e, porque você poderá citá-lo nos comentários, tornando esta postagem apenas como um ponto de partida e em constante atualização.

Associação Catarinense de Bibliotecários – ACBBaixada Literária
Biblio EducadorBiblio Estudos
Biblio Fora da CaixaBiblio Indígena
Biblio InovaBiblio Juris
Biblioteca Campus SorocabaBiblioteca da Câmara
Biblioteca da FCA-UNICAMPBiblioteca de Saúde UFBA
Biblioteca do Centro Universitário IESBBiblioteca do CFCH/UFRJ
Biblioteca FeevaleBiblioteca PUCRS
Biblioteca TaquaritubaBibliotecária em Construção
Bibliotecas Parque RJBiblioteconomia e Mkt Digital
BibliothinkingBU UDESC
Caçadores de BibliotecasCurrículo Lattes
Dica de BibliotecáriaDito Efeito Literário
eCÓDICEEncontros Bibli
Enrique MurielFEBAB
Entenda de GestãoGT CoInfo FEBAB
Gabriela Bazan PedrãoInfoco na Biblio
Hey Librarian!Informe CI
InfoCom UFRGSITI UFSCar
Instituto ClioMente Brava
José EversonMPGED
Mocinha da BiblioPriscila Sena
Mulheres Negras na BibliotecaRede de Bibliotecas Pela Paz
Prof. Ana PatríciaSanta Biblioteconomia
Revista AtoZSIBI UFG
SBI PUC CampinasSistema Bibliotecas da Unicamp
SisEBTathiane Amaral
Sustentabilidade InformacionalUma Bibliotecária
Tshirts MuralWeb ConCIB
Vida de Bibliotecário

Iniciativas independentes têm se destacado

Observa-se nos 58 perfis, que a maioria são iniciativas independentes de colegas que vêm inovando e empreendendo, principalmente na pandemia. Contudo, a indicação de perfis de bibliotecas, sistemas de bibliotecas e associações também estiveram presentes, o que reforça a importância das instituições reconhecerem e se apropriarem do Instagram para a divulgação dos seus serviços e trabalho. Em especial sobre as Associações de Bibliotecários, vocês já seguem as associações de suas regiões? Acompanham as ações desenvolvidas? Já se associaram? Para conferir a associação de sua região acesse aqui!

Nota-se também a presença de revistas científicas, que pouco a pouco têm adentrado o universo do Instagram e conquistado seguidores e leitores para seus artigos divulgados. Na mesma linha, professoras/es e pesquisadoras/es de Biblioteconomia e Ciência da Informação têm se apropriado da mídia para a divulgação científica de forma mais objetiva e simples.

Perfis voltados para o estudo para concursos, capacitação em mídias sociais e dicas específicas para bibliotecas escolares também estão com tudo. Sinal que pode ser considerado positivo, quanto a busca de conhecimento e aprimoramento do fazer diário.

Outros perfis que merecem destaque são os voltados para a promoção da equidade étnica/racial e de gênero, o que denota o caráter cada vez mais politizado das áreas. E aqueles direcionados a atuação bibliotecária em ambientes tecnológicos.

Que movimento lindo de ver não é mesmo?!

Se você tem curtido as enquetes e o trabalho da FEBAB, comenta abaixo e navegue por todo o site recheado de informações e novidades. Inclusive, aconselho vocês irem lá na Escola FEBAB e conferirem os cursos incríveis que estão sendo ofertados.

Sobre os resultados das outras enquetes, na próxima semana traremos os @ no Twitter. Aguardem, e se não fizeram suas indicações, vai lá no Twitter da FEBAB que ainda dá tempo. Inclusive no Twitter ainda é possível recomendar Podcasts, trabalhos bacanas no Facebook, canais no YouTube e Blogs.

Ah…e lembrem-se de seguir a Federação nas mídias sociais e se tiver alguma sugestão de melhoria, por favor, envie-nos, pois a FEBAB somos nós, eu, vocês e toda a classe bibliotecária, em prol do nosso fortalecimento e de nossas bibliotecas por um mundo melhor.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>