Histórico da Rede
Há mais de 30 anos a FEBAB trabalha com a temática da inclusão da pessoa com deficiência por entender que as bibliotecas são um direito de todas as pessoas. Assim, oferece oportunidades de capacitação profissional, por meio de eventos, cursos, oficinas, produção de material e apoio especializado às Bibliotecas.
A FEBAB, por meio da Comissão Brasileira de Acessibilidade, organizou o evento SENABRAILE que reúne profissionais que trabalham em prol da inclusão. Em 2018 foi criado o GT ACESS (Grupo de Trabalho em Acessibilidade) repaginando o escopo da Comissão Brasileira de Acessibilidade, alinhando os objetivos à Agenda 2030 e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Assim o GT ACESS deu continuidade à pauta promovendo reflexões, produzindo instrumentos de apoio (guias, manuais, webinários, eventos, entre outros) e articulando-se com a sociedade civil organizada.
Em 2020 o GT-Acess realizou um levantamento de dados que culminou em 2021 com a publicação do Diretório Brasileiro de Bibliotecas Acessíveis que identifica o potencial e a realidade das bibliotecas brasileiras sobre os acervos em formato acessível, equipamentos de tecnologia assistiva, produção de conteúdo acessível sob demanda e as iniciativas de capacitação para usuários com deficiência.
A partir deste Diretório foi possível identificar a existência de 152 bibliotecas que oferecem pelo menos um serviço/recurso voltado às pessoas com deficiência. Dessas, apenas 40 são bibliotecas públicas, um número muito pequeno o que agrava a situação, uma vez que são elas que promovem o uso dos equipamentos mais próximos das comunidades.
Em 2021 surgiu a oportunidade de desenhar um projeto que recebeu apoio financeiro do Programa Ibero-americano de Bibliotecas Públicas – IBERBIBLIOTECAS. O projeto intitulado “Bibliotecas sem barreiras: criando uma rede para atendimento integral às pessoas com deficiência” teve como objetivo principal formar uma rede de bibliotecas brasileiras que oferecem projetos ou ações de melhoria de serviços e produtos acessíveis a toda comunidade. O projeto também pretendia ser uma opção viável e de qualidade para formação e atualização profissional no tocante às questões da pessoa com deficiência. O resultado final do projeto foi a criação em 2022 da Rede de Bibliotecas Acessíveis, que agora, em 2024, passa a ser denominada “Rede de Bibliotecas Inclusivas” pois é o nome que reflete com mais exatidão o que estamos trabalhando e almejamos alcançar.
Assim, esse portal apresenta as bibliotecas que são parte da Rede e oferece uma série de informações e oportunidades para todas as pessoas aprenderem mais sobre o assunto e com isso juntar-se na defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
A inclusão plena deve ser uma meta de todas as bibliotecas de todas as tipologias. E a Rede de Bibliotecas Inclusivas da FEBAB está aqui para apoiar todas as bibliotecas nesta caminhada!