Histórico

Histórico da Rede

A FEBAB incentiva e promove a criação de Comissões e Grupos de Trabalho sobre temas específicos que visam alinhar sua atuação à Agenda 2030 e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), pautando reflexões, produzindo instrumentos de apoio (guias, manuais, webinários, eventos, entre outros) e articulando-se com a sociedade civil organizada.

Com esse intuito constituiu-se o Grupo de Trabalho em Acessibilidade (GT-Acess) em janeiro de 2018 que, a partir da realização do IX SENABRAILLE, congregou profissionais que trabalham e inspiram ações concretas sobre acessibilidade em bibliotecas. O GT-Acess esforça-se para fornecer subsídios, instrumentos e informações básicas para que os profissionais bibliotecários possam atender as pessoas com deficiência em suas mais diversas nomenclaturas e especificidades possibilitando a todos, sem distinção, o acesso à informação, ao conhecimento e à cultura.

A FEBAB tem trabalhado nesta temática ao longo de trinta anos, e entende que é necessário fornecer, além de oportunidades de capacitação profissional na temática, apoio especializado para que as bibliotecas possam dar um salto de qualidade no acolhimento e oferecimento de serviços especializados às pessoas com diversos tipos de deficiência.

Assim, durante o ano de 2020 a FEBAB e o GT-Acess promoveram um levantamento de dados que culminou em 2021 com a publicação do Diretório Brasileiro de Bibliotecas Acessíveis que identifica o potencial e a realidade das bibliotecas brasileiras sobre os acervos em formato acessível, equipamentos de tecnologia assistiva, produção de conteúdo acessível sob demanda e as iniciativas de capacitação para usuários com deficiência.
A partir deste Diretório foi possível identificar a existência de 152 bibliotecas que oferecem pelo menos um serviço/recurso voltado às pessoas com deficiência. Dessas, apenas 40 são bibliotecas públicas, um número muito pequeno o que agrava a situação, uma vez que são elas que promovem o uso dos equipamentos mais próximos das comunidades.

Em 2021 surgiu a oportunidade de iniciarmos um projeto com o apoio financeiro do Programa Ibero-americano de Bibliotecas Públicas, “IBERBIBLIOTECAS” e participarmos de uma rede Ibero-americana de cooperação entre bibliotecas públicas com o objetivo de compartilhar experiências e aumentar os recursos em benefício comum de todos.

O projeto intitulado “Bibliotecas sem barreiras: criando uma rede para atendimento integral às pessoas com deficiência” tem como objetivo principal formar uma rede de bibliotecas brasileiras que possuam projetos ou ações de melhoria de serviços e produtos acessíveis a toda comunidade, além de oferecer aos profissionais uma opção viável e de qualidade para formação e atualização profissional no tocante às questões da pessoa com deficiência.